ELC 2014 - XII Encontro de Linguística de Corpus e EBRALC 2014 - VII Escola Brasileira de Linguística Computacional

ATENÇÃO! JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A PÁGINA DO ELC/EBRALC 2015: CLIQUE AQUI


CAROS PARTICIPANTES, INFORMAMOS QUE OS CERTIFICADOS OFICIAIS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: http://www.siex.proex.ufu.br/certificado/pesquisar

O XII Encontro de Linguística de Corpus (XII ELC) convida profissionais de Linguística, Computação, Linguística Histórica, Linguística Aplicada, Linguística Cognitiva, Ciências da Informação, e outras áreas que utilizem a Linguística de Corpus como abordagem ou metodologia de trabalho para que apresentem trabalhos concluídos ou em desenvolvimento dentro dessa área multidisciplinar. O XII ELC será realizado entre os dias 6 e 7 de novembro de 2014 no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), imediatamente após a VII Escola Brasileira de Linguística Computacional (VII EBRALC), que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro de 2014.

Nesta edição do ELC, pretende-se abordar o tema Corpus, tecnologia e cultura. No Brasil, apesar dos avanços consideráveis da última década, os trabalhos e resultados de pesquisa dessas áreas ainda carecem de difusão, pois se concentram em algumas universidades apenas, restringindo-se ao seu reconhecimento a algumas áreas da Computação e da Linguística. Pretendemos mostrar, com essas áreas em diálogo, o quanto a sociedade brasileira pode ser beneficiada, pela via de produtos concretos, que desempenham tarefas imediatas, ou pela via do subsídio organizado para a pesquisa com a língua/linguagem que provoca toda uma série de reflexões necessárias nos dias de hoje.

O objetivo da I EBRALC - inspirada na I Escola de Verão da Linguateca, realizada no Porto, em Portugal, em 2006 -  foi tornar conhecimentos em PLN e LC acessível a um público mais amplo, com viés multidisciplinar, familiarizando-o com conceitos e abordagens relacionados à construção e exploração de corpora, ao tratamento do léxico em suas várias modalidades (dicionários, glossários, ontologias) e à tradução automática, oferecendo-lhe também a oportunidade de ter uma experiência prática nessas áreas. Diferente do evento anterior, em São Carlos, voltamos nesta versão da EBRALC a enfatizar a necessidade do linguista entrar em contato com trabalhos computacionais desenvolvidos para a área e que o mesmo tenha uma melhor compreensão da metodologia que aplica nas suas pesquisas.

Seguindo a tendência do evento anterior, teremos duas formas de submissão de trabalhos: a) trabalhos concluídos, com resultados relevantes, que serão apresentados como comunicação oral ou pôster, a critério da Comissão Científica, embora compartilhem o mesmo formato de submissão (artigos curtos) e b) trabalhos em andamento, submetidos como resumos, que os participantes apresentarão, em plenária, no que se chama “um minuto de loucura” (ou seja, fala de um minuto sobre um slide) e, em seguida, em laptop próprio diretamente aos interessados.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar que não há sessões paralelas nesses eventos, o que tem garantido uma ampla e frutífera interação entre os participantes.